Matéria atualizada em 5 de dezembro de 2019, às 10h54min
Na manhã desta quinta-feira, 28 pessoas foram presas durante operação da Polícia Civil em diferentes cidades do Estado. Desde cedo, 128 policiais civis, 28 policiais militares e dois cachorros farejadores foram mobilizados na segunda fase da Operação Tentáculos II. As diligências têm objetivo de combater a instalação de uma facção criminosa, autointitulada "Os Manos", oriunda da Região Metropolitana e que atua em todo Estado.
Bombeiro tem carteira furtada durante atendimento
Ao total, foram emitidos 29 mandados de prisão, 24 destes na cidade de São Sepé. Os demais mandados devem ser cumpridos em Santa Maria, Lageado, Rio Grande e dois em Restinga Sêca. Somente nesta manhã, pelo menos três flagrantes já foram registrados, por porte de armas, munição e drogas. Segundo o Delegado Regional Sandro Luís Meinerz, esta foi a maior operação da região em 2019.
Na Região Central, foram 21 prisões, sendo 19 em São Sepé e duas em Restinga Sêca. Um suspeito também foi preso em Lajeado, e seis mandados foram cumpridos já nos presídios de Santa Maria, São Sepé e Charqueadas.
Proprietário de armazém é ferido com pancada na cabeça durante assalto
A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia de São Sepé, sob responsabilidade da delegada Carla Dolores Castro de Almeida. Ela explica que, além das prisões, são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e que as investigações foram centralizadas em São Sepé.
- Ainda estamos com a operação em andamento. A investigação que culminou nessas prisões já deferidas é da Delegacia de São Sepé - explica a delegada.
Cerca de seis meses atrás, em 30 de maio, a primeira fase da Operação Tentáculos, conduzida pelas mesmas autoridades, efetuou a prisão de 18 pessoas, 14 das quais tiveram prisão preventiva decretada.
O grupo, segundo a Polícia Civil, atua no tráfico de drogas e também é responsável por outros crimes, como roubo, homicídio e extorsão. Foram apreendidas drogas e armas.